Criada pelo escultor Leonard Brown, nascido em Liverpool, a figura com 1 metro e 57 centímetros de altura da estrela fictícia da música dos Beatles de mesmo nome é feita de milhares de notas de £ 5, £ 10 e £ 20 picadas, que foram fornecidas pelo Banco de Inglaterra sob a forma de pelotas.
Liverpool é a cidade inglesa onde os Beatles começaram a carreira e seus quatro integrantes, John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr nasceram.
O artista disse: “A escultura serve para mostrar às pessoas que o dinheiro não é a única maneira de fazê-las felizes, ou mesmo ‘comprar amor’ e que todos nós devemos ser gratos pelo que temos. Existem pessoas como Eleanor Rigby em cada cidade, que vivem uma vida solitária, e cujos bens materiais só são mantidos em sacos que carregam.”
A escultura estará em exposição no Museu de Liverpool até janeiro de 2015. Uma estátua de bronze de Eleanor Rigby ocupa um banco na Stanley Street em Liverpool desde 1982, quando foi doada à cidade pela artista Tommy Steele. Sua placa diz que é “dedicado a “todas as pessoas solitárias …”.
A personagem “Eleanor Rigby” apareceu no álbum “Revolver”, dos Beatles, em 1966. O nome Eleanor Rigby foi criado pelo principal autor da música, Paul McCartney, que combinou o primeiro nome de Eleanor Bron, que atuou no filme “Help!” dos Beatles com o nome Rigby, que ele tinha visto em uma loja chamada Rigby & Evens Ltd, Wine & Spirit Shippers, em Bristol. Há, no entanto, uma Eleanor Rigby no cemitério da Igreja de São Pedro, em Liverpool, onde John Lennon e Paul McCartney se conheceram.
hfgd
terça-feira, 23 de setembro de 2014